Manter conformidade LGPD

Como manter a conformidade com a LGPD depois da adequação inicial?

Com a LGPD em vigor há quase dois anos, muitas empresas já realizaram os procedimentos de adequação inicial, porém a maioria ainda não implementou as medidas necessárias para se manter em conformidade com a lei.

Ao contrário do que a maioria das pessoas possa imaginar, a LGPD é um processo contínuo e que não se conclui após a implementação de algumas diretrizes de adequação.

Neste artigo, vamos te mostrar o que deve ser feito para manter a conformidade com a LGPD após concluir a adequação inicial de sua empresa e construir uma cultura de proteção de dados que realmente funcione. Confira!

1. Acompanhe todos os setores da empresa

Muitas pessoas acreditam que, após realizar a adequação inicial à LGPD, as empresas precisam apenas seguir o fluxo dos novos procedimentos para manter a conformidade com a lei, mas, na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam.

É muito importante lembrar que existem práticas que levam tempo para serem eliminadas, por isso, mesmo que as normas da LGPD já tenham sido implementadas em sua empresa, é comum que elas nem sempre sejam seguidas à risca por sua equipe.

Sendo assim, para garantir que a Lei Geral de Proteção de Dados esteja sendo cumprida e que seu negócio mantenha a conformidade com as diretrizes da lei, é preciso fiscalizar todos os processos de forma ativa e acompanhar os setores de sua empresa.

2. Contrate um DPO

O DPO, ou encarregado, é o responsável por intermediar a relação entre o controlador da empresa, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e é uma peça fundamental para ajudar sua empresa a manter a conformidade com a LGPD.

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, o cargo de DPO pode ser ocupado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas e é muito importante escolher um profissional ou uma empresa qualificada para garantir que as diretrizes da lei sejam seguidas cuidadosamente e garantam a conformidade de seu negócio.

3. Acompanhe as resoluções da ANPD

Por ser uma lei recente, ainda existem muitos pontos da LGPD que carecem de resoluções específicas e é muito importante acompanhar os passos da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para garantir o cumprimento correto das normas da legislação.

Este monitoramento, que deve ser feito pelo DPO de sua empresa, é essencial para manter a conformidade com a LGPD e permite que as novas regras estabelecidas pela ANPD sejam analisadas e que sejam tomadas novas medidas para garantir o cumprimento da lei.

4. Invista em medidas de Segurança da Informação

Cumprir os requisitos da LGPD sem investir em medidas de Segurança da Informação é uma tarefa quase impossível e, portanto, é necessário investir em medidas que garantam a segurança dos dados tratados por sua empresa.

Em muitos casos, os empreendedores acreditam que, para cumprir com as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados, basta realizar a instalação de softwares de proteção e a elaboração de uma Política de Segurança, mas apenas isso não é o suficiente.

Para manter a conformidade com a LGPD é preciso investir constantemente em medidas de Segurança da Informação, garantindo que sua empresa não sofra com incidentes que possam ameaçar a proteção dos dados de seus clientes.

5. Ofereça treinamentos frequentes aos colaboradores

De acordo com uma pesquisa realizada pela Cybint Solutions, 95% dos problemas com cibersegurança e vazamento de dados são causados por erro humano.

Estes dados mostram o quão importante é oferecer treinamentos sobre LGPD e Segurança da Informação para sua equipe e tomar medidas para manter a conformidade com a LGPD.

Ao investir em treinamentos e cursos para seus colaboradores, você possibilita a criação de uma cultura de proteção de dados, evitando incidentes de segurança que comprometam sua empresa e os dados de seus clientes.

Conclusão

Agora que você já sabe como manter a conformidade com a LGPD após a adequação inicial de seu negócio, é hora de colocar todas as medidas apresentadas em prática.

E, para isso, você pode contar com a DocBuilder!

Temos uma jornada completa para garantir a adequação de sua empresa à LGPD e para manter a conformidade com as diretrizes da lei.

Acesse nosso site e solicite uma avaliação.

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o blog da DocBuilder. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre a LGPD.