Erros segurança da informação

5 erros de segurança da informação que sua empresa não deve cometer

Os erros de segurança da informação ainda são um problema muito comum em diversas empresas, seja por falta de conhecimento, planejamento ineficiente ou até mesmo por negligência.

Não adotar as práticas corretas de segurança pode trazer inúmeros prejuízos, tanto financeiros quanto em relação à credibilidade de sua marca.

Pensando nisso, separamos 5 dos principais erros de segurança da informação cometidos pelas empresas e a melhor forma de evitá-los. Confira!

1. Não implementar políticas de segurança eficientes

A chegada da Lei Geral de Proteção de Dados fez com que as empresas se preocupassem em implementar políticas de segurança de forma rápida.

Essa agitação fez com que muitos negócios acabassem com políticas mal elaboradas e que não cumprem corretamente seu papel de promover as práticas de segurança necessárias.

Para que sua política de segurança seja eficiente, é preciso estudar os processos de sua empresa e elaborar cuidadosamente as diretrizes que guiarão o trabalho de seus colaboradores.

2. Não controlar as senhas e os acessos dos colaboradores

Negligenciar o controle das senhas e dos acessos de sua equipe também é uma prática arriscada e que pode prejudicar seu negócio.

De acordo com um estudo realizado pela IBM, o erro humano é responsável por 95% das violações de segurança cibernética.

Sendo assim, para evitar que sua empresa tenha problemas, é importante criar uma cultura de controle de senhas que determine o uso de combinações fortes e que exija mudanças de senha periódicas.

Além disso, também é importante monitorar a quais informações os colaboradores estão tendo acesso e restringi-las de acordo com  as funções de cada profissional.

3. Não atualizar os sistemas periodicamente

Outro erro de segurança da informação muito comum é não manter os sistemas e softwares da empresa atualizados.

Um software desatualizado não possui medidas de proteção tão avançadas quanto a sua versão melhorada e pode ser a porta de entrada para um ataque hacker em seu negócio.

Para evitar que isso aconteça, mantenha seus sistemas sempre atualizados e opte pelas opções que oferecem soluções de segurança avançadas e eficientes.

4. Não tratar os dados de acordo com sua classificação

Os dados coletados em sua empresa são diferentes e, portanto, precisam ser tratados de acordo com sua classificação (públicos, pessoais, sensíveis, confidenciais, etc).

Acontece que, em muitos casos, as empresas ignoram a categoria das informações e adotam o mesmo procedimento para o tratamento de todas elas.

Esse erro de segurança da informação pode fazer com que os dados mantidos pela empresa caiam em mãos erradas e sejam vazados com mais facilidade.

Para que isso não ocorra, é fundamental que os dados sejam classificados de acordo com suas características e que sejam definidos métodos de tratamento específicos para cada uma delas.

5. Não tomar nenhuma medida preventiva

Outro erro muito comum entre as empresas é esperar até que algo de ruim aconteça para tomar alguma atitude.

Ninguém quer sofrer um incidente de segurança, mas, mesmo assim, é importante se precaver e tomar medidas que possam evitá-los.

Portanto, baseie-se no ditado popular que diz que “o seguro morreu de velho” e crie estratégias e políticas preventivas para garantir a segurança completa dos dados tratados em sua empresa.

Conclusão

Agora que você conhece os principais erros de segurança da informação, é hora de trabalhar para que eles não ocorram em sua empresa.

Para isso, você pode contar com a DocBuilder!

Oferecemos soluções completas para mapear e otimizar seu processo de coleta e de tratamento de dados e para criar as melhores estratégias e políticas para garantir a segurança em sua empresa.

Acesse nosso site e saiba mais!

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o Blog da DocBuilder. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre a LGPD.