Desafios LGPD TI

Quais são os desafios da LGPD para as equipes de TI?

Não é segredo para ninguém que a LGPD trouxe diversos desafios para a cultura das empresas, especialmente para as equipes de TI.

Isso ocorre porque o departamento de TI, também chamado de Tecnologia da Informação, é um dos que mais lidam com dados pessoais, além de ser o responsável por oferecer suporte para todas as equipes que também trabalham com as informações dos clientes.

Por conta dessa responsabilidade em lidar com tantos dados pessoais, a sanção da Lei Geral de Proteção de Dados, em agosto de 2018, impactou a rotina das equipes de TI e trouxe diversas mudanças e desafios para os profissionais dessa área.

Neste artigo vamos apresentar os principais desafios da LGPD para as equipes de Ti, além de mostrar como é possível superá-los. Confira!

1. Compreensão da LGPD

O primeiro dos desafios imposto pela LGPD aos times de TI não é outro, senão a compreensão das normas e exigências da lei.

Sem entender o que a legislação diz sobre as práticas para a proteção dos dados pessoais dos clientes, o departamento não saberá quais são as medidas e os ajustes necessários para garantir a conformidade da empresa.

Por esse motivo, é importante que os profissionais de TI conheçam a LGPD e suas exigências e trabalhem para garantir a adequação das práticas de toda a empresa às normas da lei.

2. Mapeamento do fluxo de dados

Com tantos setores diferentes coletando e tratando os dados pessoais dos clientes, mapear o fluxo dessas informações pode ser um grande desafio para as equipes de TI, mas é um processo essencial para garantir a conformidade da empresa com a LGPD.

Para realizar o mapeamento, é necessário que os profissionais entendam de que formas os dados são coletados, tratados e armazenados e processados e criem um fluxo que garanta um processo mais seguro e transparente para todas as áreas da empresa.

3. Integração entre os departamentos

Como dissemos anteriormente, o setor de TI é responsável por oferecer suporte a todos os departamentos da empresa que realizam procedimentos de coleta e de tratamento de dados.

Por esse motivo, é preciso que os profissionais dessa área estejam sempre integrados às outras áreas da empresa e acompanhem a forma como o tratamento das informações pessoais dos clientes é realizado pelas outras equipes.

Além disso, para garantir que o trabalho realizado pelos setores esteja em conformidade com a LGPD, a equipe de TI precisa trabalhar de forma integrada com o setor jurídico da empresa.

4. Escolha de tecnologias de armazenamento

Outro desafio a ser enfrentado pelas equipes de TI durante e após a adequação da empresa à LGPD é a escolha das ferramentas e tecnologias que serão utilizadas para realizar o armazenamento dos dados coletados e tratados.

Para isso, os profissionais dessa área precisam analisar as opções disponíveis e considerar seus benefícios, buscando selecionar aquelas que melhor atendem às necessidades da empresa e as medidas da Lei Geral de Proteção de Dados.

5. Prevenção de riscos

Toda empresa que realiza o tratamento de dados pessoais precisa possuir um plano de gestão de riscos e cabe à equipe de TI elaborar este plano de ação.

A estratégia de prevenção de riscos deve ser criada com o objetivo de preparar o time TI para tomar medidas que previnam desastres e ataques aos sistemas de gestão de dados e que possam restabelecer os processos e recuperar os dados caso algum problema ocorra.

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