E-commerce LGPD

5 dicas para adequar seu e-commerce à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida como LGPD, é válida para todas as empresas, físicas e digitais, que realizam processos de coleta e de tratamento de dados, e isso inclui o e-commerce.

Muitos comércios eletrônicos ainda não se adequaram às normas da LGPD, o que pode acarretar em multas e sanções previstas pela legislação.

Além disso, não se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados pode afetar as vendas de seu e-commerce.

Segundo pesquisas, 73% dos brasileiros preferem gastar dinheiro em empresas que protegem seus dados adequadamente.

Para te ajudar a adequar as práticas de seu e-commerce à LGPD, separamos 5 dicas essenciais. Confira!

1. Analise quais informações são coletadas

A LGPD estabelece uma lista de 10 princípios que devem ser seguidos pelas empresas para a realização da coleta e do tratamento de dados pessoais.

Um desses princípios é o da necessidade, que determina que devem ser coletados apenas os dados que são realmente necessários para os processos de tratamento de dados de uma empresa.

Por esse motivo, ao adequar seu e-commerce à LGPD, é preciso levar em conta quais são os dados pessoais coletados nos formulários de sua página e quais deles são, de fato, relevantes.

Analisar quais informações são solicitadas e quais delas são realmente necessárias para a realização das vendas em sua loja virtual é essencial para criar formulários que estejam de acordo com a LGPD.

Além disso, ao filtrar as informações coletadas em seu e-commerce e criar formulários mais simples e objetivos, você pode aumentar o número de vendas de seu negócio.

2. Adeque a Política de Privacidade e os Cookies de sua página

Para estar em conformidade com a LGPD, as empresas digitais precisam adequar suas políticas às normas estabelecidas pela lei.

Para que a Política de Privacidade de seu e-commerce esteja de acordo com a LGPD é preciso incluir informações sobre como e porque os dados dos titulares são coletados, quais são esses dados, onde eles ficam armazenados, qual a base legal usada para justificar o tratamento dos dados pessoais, entre outras informações.

A Política de Cookies de seu site também deve ser adequada à Lei Geral de Proteção de Dados e conter informações sobre o que são os cookies, quais cookies são utilizados pela página e por qual motivo.

Para que sua Política de Cookies esteja plenamente de acordo com a lei, também é importante permitir que o usuário gerencie os cookies e as permissões concedidas.

3. Deixe claro para quais finalidades os dados serão utilizados

Já citamos aqui o princípio da necessidade, mas existe outro princípio estabelecido pela LGPD que é essencial para a adequação de seu e-commerce à legislação.

O princípio da finalidade atesta que a coleta e o tratamento de dados pessoais devem ser realizados para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular.

Isso significa que, ao solicitar informações pessoais de seus clientes, seu e-commerce precisa informar de forma explícita para qual finalidade aqueles dados serão utilizados.

Além disso, ao definir uma finalidade para a coleta de um dado pessoal, seu e-commerce não poderá utilizá-lo para outros propósitos.

Por exemplo, se sua loja virtual solicita o número de celular do cliente com a finalidade de  enviar campanhas e promoções através do WhatsApp, não é permitido enviar outros tipos de mensagens, como cobranças.

4. Invista em ferramentas de segurança da informação

Outra dica muito importante para seu e-commerce, e que não é válida apenas por motivos de adequação à LGPD, é o investimento em ferramentas de segurança da informação.

Para garantir a proteção dos dados de seus clientes, toda a infraestrutura de seu comércio eletrônico deve contar com estratégias e ferramentas para garantir a segurança das informações dos usuários.

5. Nomeie um DPO

O DPO, descrito na LGPD como Encarregado, é o agente responsável por estabelecer a comunicação entre seu e-commerce, os titulares dos dados e Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Nomear um DPO é muito importante, pois ele será o responsável por monitorar a conformidade de sua empresa com a LGPD.

Além disso, outra vantagem de possuir um Encarregado em sua loja virtual é estabelecer um canal de comunicação com os titulares dos dados coletados por sua empresa, garantindo que eventuais solicitações de seus clientes sejam atendidas de forma ágil e eficiente.

Conclusão

Agora que você já conhece todas essas dicas para adequar seu e-commerce à LGPD, é hora de iniciar o processo de implementação da lei em sua loja virtual.

Para tornar esse processo mais assertivo e eficiente, você pode contar com a DocBuilder!

Somos uma consultoria completa para a adequação de empresas de todos os portes e segmentos à LGPD.

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