Marketing digital LGPD

4 dicas para criar campanhas de Marketing Digital adequadas à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe diversas mudanças na cultura das empresas que coletam e tratam dados pessoais não poderia ser diferente para as campanhas de marketing digital das empresas.

Responsáveis por trazer resultados cada vez mais positivos dentro do universo digital, as estratégias de marketing digital de sua empresa também precisam estar adequadas às normas da LGPD para garantir que as campanhas criadas garantam a segurança e a privacidade dos usuários.

Seja uma campanha de E-mail Marketing, um anúncio pago nas redes sociais e até mesmo uma Landing Page dentro de seu site, todas as campanhas que envolvam a coleta e o tratamento de dados pessoais precisam estar em conformidade com a legislação.

Neste artigo, trouxemos 4 dicas que vão te ajudar a criar campanhas de marketing digital que estejam adequadas à LGPD. Confira!

1. Colete apenas os dados necessários

Segundo à LGPD, o ideal é coletar e tratar apenas os dados que sejam realmente necessários para a realização dos objetivos de sua empresa.

Por isso, ao realizar campanhas de marketing digital, é importante que sejam solicitados apenas os dados que serão utilizados pela empresa no processo de conversão do cliente.

Uma landing page que tenha como objetivo coletar o e-mail de seus prospects para o envio de campanhas de e-mail marketing, por exemplo, não deve solicitar dados de telefone/celular, uma vez que não serão necessários para a realização da campanha.

2. Adeque sua base de Leads às bases legais da LGPD

Todos os dados coletados em suas campanhas de marketing digital, e que serão utilizados em novas campanhas, devem estar adequados em uma das bases legais da Lei Geral de Proteção de Dados.

As bases legais da LGPD são hipóteses que justificam o tratamento de dados pessoais e, para estar em conformidade com a legislação, é preciso estar adequado a pelo menos uma das dez bases existentes.

As bases legais mais comuns para o marketing digital são as de consentimento e legítimo interesse e é essencial que sua base de leads esteja adequada ao menos uma delas para garantir que suas campanhas não estejam sendo realizadas de forma proibida pela lei.

3. Repense suas estratégias

Ao contrário do que muitos pensam, a LGPD não é uma barreira criada para atrapalhar as campanhas e o processo comercial de sua empresa.

Seu objetivo é oferecer maior proteção aos dados pessoais e garantir mais transparência nas relações comerciais entre empresa e cliente.

Por isso, é importante rever as estratégias utilizadas em suas campanhas para garantir que elas não sejam consideradas invasivas ou discriminatórias.

Criar uma campanha de e-mail marketing utilizando dados obtidos por meio da compra de listas de contatos é uma prática incompatível com a lei, por violar o consentimento e a privacidade do titular dos dados.

Portanto, a melhor forma de obter dados para suas campanhas é atrair o consumidor de forma natural e espontânea, sem precisar recorrer a formas tão invasivas.

4. Invista em consultorias e treinamentos

Apesar das dicas oferecidas neste artigo, o processo completo de adequação à LGPD é complexo e possui muitas etapas que demandam o auxílio de profissionais que sejam especialistas no assunto.

Por isso, é essencial contar com uma empresa especializada na Lei Geral de Proteção de Dados para te auxiliar no processo de adequação à lei e para garantir que suas campanhas de marketing digital estejam em conformidade com a legislação vigente.

Para isso, você pode contar com a DocBuilder!

Nosso programa de adequação à LGPD conta com todas as soluções necessárias para que sua empresa possa estabelecer processos e coletar e tratar os dados pessoais de seus clientes e leads de forma 100% segura e transparente.

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