Proteção de Dados Black Friday

Como garantir a proteção de dados durante a Black Friday?

A Black Friday 2022 está chegando e além de preparar as lojas para receber os clientes, é importante que os comerciantes fiquem atentos também às medidas adotadas para garantir a proteção dos dados dos consumidores.

Seja em lojas físicas ou virtuais, é de extrema importância que a coleta e o tratamento dos dados recolhidos nesta data sejam feitos de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados, salvaguardando a segurança tanto dos clientes quanto da empresa.

Para te ajudar, separamos 6 dicas para que sua loja virtual possa se adequar às regras de proteção de dados da LGPD e realizar uma campanha de Black Friday com mais segurança e melhores resultados. Confira!

Peça o consentimento dos clientes

Pode parecer uma dica banal, mas muitas lojas recolhem os dados de seus clientes sem o seu consentimento expresso.

Por esse motivo, é importante que o site de sua loja virtual tenha um aviso de Cookies e que seja possível que o consumidor aceite, recuse ou personalize o uso de suas informações pela empresa.

Quer saber mais sobre o que são os Cookies? Acesse o link abaixo e descubra:

Seja transparente

Além de solicitar o consentimento de seus clientes, outra dica para garantir a proteção dos dados durante a Black Friday é ser transparente quanto aos procedimentos de coleta e de tratamento das informações pessoais dos consumidores.

Por isso, informe claramente em todos os formulários de sua loja virtual por quais motivos os dados dos clientes estão sendo coletados e como eles serão armazenados.

Revise sua Política de Privacidade

Outro procedimento que deve ser adotado para garantir que sua empresa esteja realizando os procedimentos de tratamento de dados de acordo com as políticas da LGPD é a revisão de sua Política de Privacidade.

Durante a Black Friday, muitos consumidores chegam à sua loja virtual pela primeira vez e, por isso, é importante que a Política de Privacidade de seu negócio esteja atualizada de acordo com as normativas necessárias para a proteção de dados.

Dessa forma, você aumenta a confiança do cliente em sua empresa e aumenta suas taxas de venda e de fidelização.

Colete apenas os dados necessários

Coletar apenas os dados que são importantes para a conclusão da compra em seu comércio eletrônico é importante por dois motivos.

O primeiro, com certeza, é a garantia de que apenas os dados que são realmente necessários para esta etapa da venda estão sendo coletados, aumentando assim a segurança no armazenamento das informações.

Além disso, essa prática evita que os clientes se frustrem e fiquem desconfiados com a quantidade de informações que são solicitadas e, consequentemente, diminui as taxas de abandono de carrinho em seu e-commerce.

Adote ferramentas de proteção de dados

Para garantir a proteção de dados de seus clientes, especialmente durante a Black Friday, quando muitos clientes se cadastram em  sua loja virtual, é preciso adotar diversas medidas técnicas de segurança da informação.

Uma dessas ferramentas é a criptografia, que protege os dados armazenados pela empresa e limita o seu acesso apenas a pessoas autorizadas, diminuindo os riscos de vazamento das informações.

Outras ferramentas, como a adoção de senhas complexas, a autenticação multifator (MFA) e os DLPs (Data Loss Prevention) também são muito importantes para a proteção dos dados dos seus clientes durante e após a Black Friday.

Treine sua equipe

Como dissemos anteriormente, durante a Black Friday a taxa de tráfego e de novos clientes nas lojas virtuais costuma aumentar exponencialmente.

Por isso, é importante preparar bem toda a sua equipe, desde os responsáveis pelos canais de atendimento até os responsáveis pela manutenção da loja virtual, para que eles possam tratar adequadamente os dados pessoais coletados nesse período.

Conclusão

Agora que você já conhece as medidas necessárias para garantir a proteção dos dados de seus consumidores durante a Black Friday, é hora de aplicá-las.

E, para isso, você pode contar com a DocBuilder!

Nosso projeto de consultoria para adequação e conformidade com a LGPD possui processos completos para garantir que sua empresa mantenha os dados dos clientes em segurança.

Acesse nosso site e saiba mais.

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