Desafios LGPD

Quais são os principais desafios para se adequar à LGPD?

Desde que a LGPD entrou em vigor, em 18 de setembro de 2020, a LGPD trouxe muitas mudanças para as empresas, e também muitos desafios.

Adequar os processos de coleta e de tratamento de dados às normas da Lei não é uma tarefa fácil e exige muita atenção e dedicação da equipe de um negócio.

Neste artigo, vamos te mostrar quais são os principais desafios para se adequar à LGPD e como é possível superá-los. Confira!

Quais são os principais desafios para se adequar à LGPD?

Se disséssemos que o processo para estar em conformidade com a LGPD não é complexo, estaríamos mentindo.

Existem muitas situações e costumes dentro de uma empresa que tornam a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados desafiadora e, para garantir a completa conformidade, é muito importante conhecer e superar estes desafios.

A seguir, listamos 3 dos maiores desafios para se adequar à LGPD:

Mapear os processos de coleta e tratamento de dados

Sem dúvidas, um dos maiores desafios para se adequar à LGPD é o mapeamento dos processos de coleta e de tratamento de dados da empresa.

Para que um negócio possa estar em conformidade com a legislação, é fundamental que ele tenha processos claros e bem definidos, no entanto, em muitos casos, não é essa a realidade das empresas.

Em muitos casos, especialmente em pequenas empresas, não existe um processo formalizado de coleta e de tratamento de dados e cada colaborador é responsável por definir a forma como os dados serão utilizados por ele.

Sendo assim, o mapeamento dos processos de coleta e de tratamento de dados acaba se tornando um desafio para a empresa e dificulta sua jornada de adequação à LGPD.

Adotar medidas para garantir a segurança da informação

Se mapear a coleta e o tratamento de dados da empresa já apresenta algum grau de dificuldade, a adoção de medidas de segurança apresenta um desafio ainda maior no processo de adequação à LGPD.

A segurança da informação engloba medidas técnicas e administrativas que têm como função proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e evitar que o tratamento destes dados sejam feitos de forma inadequada ou ilícita.

Especialmente nas pequenas empresas, existem poucas ou nenhuma prática que garantam a segurança da informação, o que aumenta a possibilidade de exposição dos dados dos titulares aos perigos do vazamento.

Por conta dessa deficiência nas práticas e políticas da empresa , adotar medidas de segurança da informação que sejam eficientes e que estejam adequadas à LGPD se torna um processo longo e dificultoso.

Desenvolver uma cultura de proteção de dados

O terceiro grande desafio enfrentado pelas empresas que estão se adequando à LGPD é o desenvolvimento de uma cultura forte de proteção de dados.

Quando pensamos em proteção de dados, se adequar à LGPD não é o suficiente.

É necessário que as práticas de proteção de transparência se tornem parte do ecossistema da empresa e sejam responsáveis por guiar todos os procedimentos que serão realizados.

O desafio em criar essa cultura está na ideia errônea de que a o processo de adequação à LGPD é algo com começo, meio e fim e, por conta disso, após a adoção da medidas necessárias, muitas empresas acabam deixando todo o conhecimento e costumes adquiridos durante a jornada para alcançar a conformidade de lado

Como superar os desafios da LGPD?

A melhor forma de não deixar que os desafios da LGPD atrapalhem a jornada de adequação de sua empresa é contar com uma equipe especializada que ajude seu negócio a alcançar seus objetivos e superar os problemas e dificuldades existentes.

Para garantir que sua empresa esteja completamente adequada à LGPD, e possa evitar os desafios que a busca pela conformidade oferece, conte com a DocBuilder!

Temos uma jornada completa de consultoria, auditoria e treinamentos para garantir que sua empresa possa se adequar completamente à Lei Geral de Proteção de Dados.

Acesse nosso site e saiba mais!

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o Blog da DocBuilder. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre a LGPD.